A Instituição celebrou a data ao lado de colaboradores e convidados especiais. Durante a cerimônia também foi anunciada a mudança de nome, para Afya Centro Universitário de Pato Branco
1/8/2025
Compartilhe
Uma história escrita a partir do compromisso com o desenvolvimento da sociedade e na transformação por meio da educação. Foi assim que a Afya Centro Universitário de Pato Branco celebrou, na última quinta-feira (31/07), seus 25 anos em solenidade que contou com a presença de docentes, colaboradores, ex-dirigentes, acadêmicos, convidados especiais e representantes da Afya.
Criada em 1999, primeiramente como Associação Patobranquense de Ensino Superior, a Instituição nasceu da coragem de três sonhadores: Clovis Santo Padoan, Luis Carlos Borges da Silveira e João Carlos Ribeiro Pedroso. Nas últimas décadas, ela se consolidou como referência na região Sul do Brasil com a formação de mais de 8 mil profissionais.
Mas foi em 31 de julho de 2000, com o nome de Faculdade de Pato Branco (FADEP), que a Instituição de Ensino Superior (IES) iniciou de fato a oferta dos primeiros cursos de graduação. Já em 2019, a IES passou a ser reconhecida como Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), conquistando o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação e representando a sua excelência.
A inserção na comunidade é uma das marcas registradas da Instituição. Somente em 2024, Afya Centro Universitário de Pato Branco realizou mais de 50 mil atendimentos em saúde gratuitos à comunidade. No mesmo período, também promoveu mais de 350 projetos de extensão, que impactaram mais de 35 mil pessoas em 15 municípios do Paraná e Santa Catarina, números que comprovam a importância da atuação da IES e dos profissionais que a integram.
A reitora da Afya Centro Universitário de Pato Branco, Ornella Bertuol, reforçou a importância do momento em celebrar o aniversário de 25 anos e reconhecer a contribuição dos colaboradores nesta caminhada.
“Esta é uma noite muito especial, de festa e de esperança renovada. Hoje reafirmamos o impacto positivo e a transformação que só é possível por meio da educação. Aqui, muitos corações se conectaram. Ao longo destes anos, percorremos um caminho de muitos desafios e conquistas. Formamos profissionais competentes e seres humanos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa. Tudo isso nos orgulha muito", afirma Ornella.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, ressaltou a importância da Instituição na construção de uma educação de qualidade.
“Educar é transformar. Só a educação nos permite mudar realidades e construir novas histórias a partir de um futuro com mais oportunidades. Hoje é um dia de celebrar, mas também de reconhecer e valorizar aqueles que, de maneiras diferentes, ajudaram a impulsionar esta Instituição como referência para o Paraná e o Brasil. Como professor, digo que não há satisfação maior que ver um aluno promovendo a diferença na sociedade. Que venham mais 25 anos de conquistas", reforça Geri.
Homenagens
A noite também foi reservada para homenagear aqueles que tanto contribuíram com o desenvolvimento da Instituição, oportunidade em que foram reconhecidos colaboradores que celebraram entre 10 e 25 anos de história. A colaboradora mais antiga da IES, Rosilaine Maria Svidzinski, celebrou o momento completando o Jubileu de Prata (25 anos).
“Tive a honra de acompanhar de perto a trajetória da Instituição. São 25 anos caminhando juntos, é um privilégio vê-la se transformar e se consolidar em Centro Universitário. Mais ainda, de poder ver a formação de profissionais preparados para o mundo. Este é mais que um local de trabalho, é uma extensão da minha vida", pontua Rosi.
O docente com mais tempo de casa, o professor Gelson Barbosa e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, comemorou 23 anos de atuação universitária, e também pontua que celebrar a data representa um marco repleto de emoção.
“Estar hoje aqui como professor mais antigo me emociona profundamente. Aqui, vi sonhos nascerem, dificuldades serem superadas e alunos se transformando em colegas de trabalho e líderes. Comemorar esses 25 anos é comemorar uma história pessoal", destaca Gelson.
Mudança de nome
Durante a solenidade também foi anunciada oficialmente a mudança de nome. Agora, a instituição passa a ser chamada de Afya Centro Universitário de Pato Branco, consolidando a sua trajetória como parte do maior hub de educação e soluções digitais em saúde do Brasil. Em todo o País, integram a Afya 38 Instituições de Ensino Superior localizadas em vários estados brasileiros, atuando na formação de profissionais com foco na transformação social por meio da união entre a educação e a saúde.
“O que nos trouxe até aqui permanece. Seguimos sendo a mesma instituição, onde cada pessoa é única. Que venham os próximos 25 anos, agora como Afya Centro Universitário de Pato Branco. Fazer parte do maior hub de educação em saúde e tecnologia do Brasil nos permite avançar ainda mais na oferta de uma educação de qualidade e no desenvolvimento regional”, reforça Ornella.
O diretor Nacional de Ensino da Afya, Luiz Cláudio Pereira, reforçou que as celebrações ecoam em todo o grupo. “Comemoramos a dedicação, o tempo de entrega e a jornada de cada pessoa. Unindo forças vamos fortalecer ainda mais a qualidade do ensino, impulsionar a inovação acadêmica e formar profissionais comprometidos com a excelência e o cuidado à vida. Se pudesse escolher um lugar para estudar, escolheria a Afya Pato Branco, onde a inspiração de cada um transforma a realidade por meio do conhecimento", conclui Luiz.
------------
Matéria: Assessoria de Imprensa Afya
Supervisão: Agência Experimental de Comunicação da Afya Centro Universitário de Pato Branco
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação da Afya Centro Universitário de Pato Branco
Contato: [email protected]