CIMEI reúne estudantes, docentes e colaboradores para fortalecer ações de equidade, inclusão e letramento racial na comunidade acadêmica
17/11/2025
Compartilhe

A Afya Centro Universitário de Pato Branco empossou, na noite da última quinta-feira (13/11), os integrantes do Comitê Interno de Multidiversidade, Equidade e Inclusão (CIMEI). A cerimônia ocorreu durante o evento Vozes que Transformam, que marcou o encerramento das disciplinas de Projeto de Extensão III – Novembro Plural, ministradas pelas professoras Aloma Natalia da Silva e Julia Marçal Dambrós junto aos cursos de Direito e Psicologia.
Tomaram posse como membros eleitos Eduardo Antônio Ravagio (Medicina), Eucleia Gonçalves dos Santos (representante docente), Fabiano Alan Serafim Ferrari (Direito), Helen Milene Brum (Psicologia), Lucas do Nascimento Borges (Psicologia), Marcos Willian Barrete (Direito), Rafael Trevelin (Direito) e Stherlandy Presume (representante dos colaboradores administrativos). Como membros indicados pela Reitoria, foram empossadas Aloma Natalia da Silva (representante docente) e Jaqueline Bernardi Ferreira (representante dos colaboradores administrativos).
Durante a solenidade, a reitora da Afya Pato Branco, professora Ornella Bertuol, destacou o compromisso institucional com a diversidade, o respeito e a justiça racial. “Precisamos fortalecer o letramento racial e ampliar nossos espaços de debate e acolhimento. O CIMEI nasce como uma das iniciativas desse movimento, representando alunos, professores e colaboradores. Seu papel será olhar para a Instituição, propor melhorias e construir, de forma colaborativa, um ambiente cada vez mais justo e inclusivo”, destacou.
O CIMEI, instituído pelo Ato Administrativo nº 02/2025, é um órgão consultivo e propositivo destinado a fomentar ações institucionais de letramento étnico-racial, inclusão e acessibilidade, fortalecendo uma cultura universitária diversificada e equitativa. A criação do Comitê integra, ainda, um plano composto por 13 ações voltadas à igualdade étnico-racial, conduzido de forma articulada com diferentes setores da Afya Pato Branco, fortalecendo o compromisso com a promoção da dignidade e dos direitos humanos.
Vozes que Transformam
O encontro Vozes que Transformam marcou o encerramento das disciplinas de Projeto de Extensão III – Novembro Plural, reunindo estudantes, docentes, colaboradores e convidados para dialogar sobre diversidade de gênero, representações sociais e o papel das instituições de ensino na promoção da equidade. A programação contou com a participação de Vinicius Luiz da Silva, professor de História e mestrando, e de Mateus Perin Bavaresco, egresso do curso de Psicologia, que apresentaram reflexões sobre diversidade e historiografia da imprensa alternativa brasileira.
“A disciplina envolveu estudantes de Direito e Psicologia em ações voltadas à valorização de grupos diversos e historicamente minorizados. Ao longo do semestre, os acadêmicos promoveram rodas de conversa, oficinas e intervenções dentro e fora da Instituição, abordando temas como comunidade LGBTQIAPN+, população negra, imigrantes, indígenas, neurodivergentes, mulheres e idosos. Ao integrar a cerimônia de posse do CIMEI, as práticas extensionistas reforçaram o compromisso institucional em fortalecer políticas e ações de diversidade, equidade e inclusão”, completa a professora Aloma Natalia da Silva, docente da disciplina e membro do CIMEI.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]