Nesta edição, 80 estudantes da Rede Pública de Ensino, de Pato Branco e região, iniciam preparação gratuita para o Enem e demais vestibulares
8/8/2025
Compartilhe
Na última terça-feira (05/08), a Afya Centro Universitário de Pato Branco iniciou as aulas da segunda turma do Estrelar – Cursinho Voluntário e Solidário, com 80 estudantes da Rede Pública de Ensino de Pato Branco e região. O projeto oferece uma preparação gratuita e de qualidade para alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, com aulas que se estendem até 06 de novembro de 2025.
Nesta edição, o número de vagas foi duplicado, passando de 40 para 80 estudantes do Ensino Médio. Outra novidade foi a ampliação da participação: além de estudantes de Pato Branco, o Cursinho Estrelar passou a atender jovens de outras cidades da região, como Clevelândia, Itapejara D’ Oeste, Mangueirinha, São Jorge do Oeste e São Lourenço do Oeste. A professora Ornella Bertuol, reitora da Afya Pato Branco, enfatiza o impacto dessa ampliação:
“Estamos atendendo um número maior de jovens, garantindo que mais estudantes tenham acesso à preparação necessária para o Enem e os vestibulares. Esse é o reflexo do compromisso da Afya Pato Branco com a inclusão e a transformação social por meio da Educação. Estamos, cada vez mais, proporcionando a esses jovens oportunidades que podem mudar seus futuros e realidades”, destaca.
As aulas são ministradas nas terças, quartas e quintas-feiras à noite, e abordam disciplinas essenciais como Biologia, Física, Matemática, Química e Redação, com a participação de acadêmicos da Afya Pato Branco, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A coordenação do projeto é da professora Dra. Gisele Costa Duarte, docente dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, que destaca a importância da iniciativa.
“Ao abrir 80 vagas para essa nova turma, conseguimos ampliar o alcance do Estrelar e proporcionar, a mais estudantes, a chance de uma preparação de qualidade. Este projeto reforça nosso compromisso com a sociedade, oferecendo aos alunos da Rede Pública uma oportunidade para o futuro. Há, ainda, a formação cidadã oportunizada aos nossos acadêmicos, que atuam como monitores de forma voluntária e extensionista”, afirma a professora Gisele Costa Duarte, coordenadora do Estrelar.
O Estrelar é realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), com apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) da Afya Pato Branco.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]