Iniciativa do Núcleo de Experiência Discente promove inclusão linguística e cultural, fortalecendo a integração social e acadêmica de estudantes estrangeiros
20/8/2025
Compartilhe
Nesta terça-feira (19/08), o Núcleo de Experiência Discente (NED) da Afya Centro Universitário de Pato Branco iniciou o projeto “Palavras que Acolhem” - Grupo de Ensino de Língua Portuguesa para acadêmicos imigrantes. Atualmente, a Instituição conta com sete acadêmicos imigrantes, estudantes dos cursos de Enfermagem, Direito, Fisioterapia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vindos do Haiti, Venezuela e Jordânia.
As aulas serão semanais e conduzidas com base na abordagem comunicativa, que prioriza situações reais de uso da língua e o desenvolvimento das quatro habilidades: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita. O conteúdo será dividido em quatro módulos, abrangendo desde o vocabulário cotidiano até a produção textual acadêmica e a integração cultural.
Segundo a pedagoga Vanessa Luiza Zancanaro Duarte, responsável pelo projeto, a proposta vai além do aprendizado da língua. “Nosso objetivo é criar um espaço de acolhimento, em que os estudantes se sintam pertencentes, valorizados e capazes de se comunicar com autonomia. Mais do que ensinar português, buscamos promover a integração cultural e a igualdade de oportunidades dentro da instituição”, afirma.
O projeto foi criado para atender uma demanda crescente de estudantes estrangeiros que enfrentam barreiras linguísticas no cotidiano acadêmico e social. Além de apoiar a trajetória acadêmica, a iniciativa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 10).
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]