Foram mais de 20 atividades em dois dias de programação, com foco em saúde física, mental, emocional e inclusão
20/10/2025
Compartilhe

Nos dias 15 e 16 de outubro, a Afya Centro Universitário de Pato Branco realizou a I Semana de Saúde Integral, uma mobilização nacional que envolveu todas as unidades da Afya e teve como propósito promover o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade acadêmica. Com mais de 20 atividades de saúde e bem-estar, a programação foi construída pelo Núcleo de Experiência Discente (NED), em parceria com as Coordenações de Curso e setores institucionais.
A programação contemplou três grandes eixos temáticos: saúde física e alimentação saudável, saúde mental e gerenciamento do estresse, e inclusão, diversidade e autopercepção. Segundo a coordenadora do NED, professora Ma. Glaer Gianne Gewehr, a iniciativa atingiu plenamente seus objetivos.
“A Semana de Saúde Integral foi um evento muito importante para nós. Conseguimos atender aos objetivos propostos, tanto nacionalmente quanto localmente, com atividades que fizeram sentido para a nossa comunidade acadêmica. As ações voltadas à saúde mental dos nossos discentes tiveram adesão e impacto. Vivências como essa reforçam o quanto o NED está presente na jornada acadêmica, cuidando de quem aprende e de quem ensina, promovendo bem-estar, escuta e conexões que fortalecem todo o processo formativo”, avalia.
A programação contou ainda com aferição de sinais vitais, orientações sobre estilos de vida saudável, sessões de massoterapia e relaxamento, atividades de autocuidado e automaquiagem, práticas físicas com o Movimenta Afya, apresentação teatral, além de ações voltadas à prevenção e conscientização em saúde.
Dia do Educador
A programação também integrou a celebração do Dia do Educador, em 15 de outubro, em homenagem aos professores e técnicos administrativos da educação. O momento foi conduzido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta), com atividades voltadas ao reconhecimento, acolhimento e valorização dos educadores.
Para a coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, o evento reforçou o vínculo afetivo e institucional com os docentes. “O Dia do Educador é, para nós, um dia especial de cuidado, carinho e reconhecimento por todo trabalho, responsabilidade e dedicação que são necessários ao ato de educar — e que acontecem aqui cotidianamente. Entre aulas, corredores, falas e sentidos, nossos alunos são formados e encaminhados pelos melhores educadores, com certeza”, destacou.
Já a coordenadora do Gesta, professora Ma. Jaqueline Bernardi Ferreira, destacou o caráter integrador das ações. “Entendo de forma muito positiva a realização da Semana de Saúde Integral e do Dia do Educador, considerando que ambas as programações contribuíram significativamente para o fortalecimento dos vínculos entre colaboradores, docentes e alunos, promovendo momentos de integração, reconhecimento e cuidado mútuo.”
Com uma programação plural e participativa, a I Semana de Saúde Integral reforçou o compromisso da Afya Pato Branco em cuidar de quem cuida e de quem aprende, consolidando um ambiente acadêmico mais saudável, empático e humano.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]