Notícias
Inovação

Afya Pato Branco realiza Ideathon Saúde e estimula inovação no setor

Compartilhe

Nos dias 12 e 13 de setembro, a Afya Centro Universitário de Pato Branco realizou o Ideathon Saúde 2025, uma iniciativa do Laboratório de Ideias Afya. O evento foi promovido por meio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e reuniu 42 participantes de diferentes cursos — Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Publicidade e Propaganda — além de colaboradores da Instituição.

Um dos grandes diferenciais do Ideathon Saúde foi o contato direto com problemas reais da saúde local, apresentados por parceiros estratégicos como o Hospital Filantrópico Policlínica, Instituto de Saúde São Lucas, Ciruspar/Samu, Secretaria Municipal da Saúde e Grupo Plátano. Durante 12 horas de programação imersiva, os estudantes participaram de mentorias, desenvolveram soluções e apresentaram propostas para uma banca avaliadora. Os projetos vencedores foram: Salva Sênior, voltado ao desafio do Samu 192; Medlink, que respondeu ao desafio da Policlínica; e UBS On-line, construído a partir da demanda apresentada pela Secretaria Municipal da Saúde.

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização da Afya Pato Branco, professora Marielle Sandalovski Santos, destacou que o evento trouxe uma experiência de aprendizagem colaborativa e de impacto social. “Mais do que desenvolver projetos, os participantes viveram a potência de uma aprendizagem que acontece em rede, com colaboração e impacto social. Os projetos vencedores e os que mais se destacaram seguirão para o iDaí?, nosso programa de pré-incubação, com acesso a mentorias contínuas, modelagem de negócios e apoio para amadurecer ideias com potencial real de transformação”, afirmou.

A reitora da Afya Pato Branco, professora Ornella Bertuol, reforçou a importância da conexão entre educação e inovação. “Com a conexão oportunizada pelo Laboratório de Ideias Afya, confirmamos, mais uma vez, que a inovação faz parte do nosso DNA — e que formar profissionais também é incentivar o empreendedorismo, a criatividade e a escuta ativa como pilares da atuação ética e transformadora. Seguimos acreditando que a sala de aula se expande para o mundo e que nossas ideias, quando alinhadas ao cuidado com a comunidade, transformam a realidade”, destacou.

O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, Dyego Cantu, ressaltou que o grande diferencial foi o vínculo com os parceiros locais. “O Ideathon Saúde nos consolidou como centro de referência em inovação em saúde e mostrou que a inovação é uma jornada contínua, que pode começar na sala de aula e se expande para a sociedade. Ao colocar os alunos em contato com desafios do mundo real e conectá-los com mentores e parceiros, incentivamos o empreendedorismo e a criatividade como pilares essenciais da formação”, enalteceu.

Laboratório de Ideias

Rayza Resende, especialista de Inovação na Afya, destaca as oportunidades que se abrem para os alunos a partir do Laboratório de Ideias, movimento que segue acontecendo e com uma programação voltada ao desenvolvimento de soluções. “Os participantes terão acesso a mentorias com especialistas, ferramentas práticas de inovação utilizadas em projetos corporativos e visibilidade junto ao time de investimento da Afya. Isso reforça o nosso compromisso em estimular o ecossistema de inovação e dar suporte a ideias com potencial de transformação”, ressalta.

Para Pedro Baptista, analista de Inovação na Afya, o Ideathon cumpriu sua função de despertar talentos e aproximar os estudantes do ecossistema de inovação. “O Ideathon funciona como um grande aquecimento para o Laboratório de Ideias. Em poucas horas, conseguimos gerar motivação nos alunos e estimular o interesse inicial pelo empreendedorismo, preparando-os para uma jornada mais longa de desenvolvimento de soluções inovadoras”, avaliou.
Experiência que inspira e ensina

Os estudantes também evidenciaram a relevância do aprendizado. Paulo Henrique Vogel, acadêmico do 4º período de Medicina e integrante da equipe Medlink (2º lugar), afirmou que a experiência foi essencial para ampliar sua visão sobre inovação em saúde. “Minha participação foi extremamente enriquecedora. Tivemos a oportunidade de trabalhar em equipe com colegas de outros cursos, analisar problemas reais e pensar em soluções criativas. Pude ampliar minha visão sobre como transformar ideias em negócios de verdade”, contou.

O acadêmico Gian Ribeiro Paloski, do 6º período de Odontologia e integrante da equipe campeã Salva Sênior, ressaltou a importância da interdisciplinaridade. “Foi uma oportunidade única de desenvolver habilidades sociais, pensar em projetos e conhecer mais de perto os problemas enfrentados por instituições da saúde. A troca entre diferentes áreas foi essencial para que nossa proposta fosse estruturada e viável”, disse.

A acadêmica Amanda Ceni, do 4º período de Fisioterapia e integrante da equipe UBS Online (3º lugar), reforçou a relevância da vivência prática. “Participar do Ideathon foi muito formativo, pois contribuiu para o desenvolvimento de habilidades sociais, em que pude pensar em projetos reais e também conhecer mais de perto os problemas enfrentados por algumas instituições da área da saúde”, destacou.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]

Ver álbum completo