Notícias
Inovação

Afya Pato Branco sedia hackathon do Google e aproxima estudantes das tendências em IA

Compartilhe

A Afya Centro Universitário de Pato Branco sediou, no último sábado (29/11), a terceira edição do DevFest na cidade — e a primeira realizada no formato de hackathon. Promovido pela Google Developer Group (GDG), o evento reuniu estudantes, profissionais e entusiastas da tecnologia para um dia de imersão, criação colaborativa e desenvolvimento de soluções inovadoras, com apoio do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo. A iniciativa reforçou a vocação regional para a inovação e ampliou o diálogo entre universidade e sociedade.

De acordo com Cézar Augusto Mezzalira, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sediar o DevFest na Afya Pato Branco representou um passo importante para o fortalecimento da cultura de inovação existente na Instituição. O evento integrou desenvolvedores e profissionais de diferentes áreas em torno de desafios reais, utilizando tecnologias recomendadas pelo Google. “O DevFest busca unir a comunidade para pensar problemas concretos e, por meio da tecnologia, propor soluções. É uma ação que reforça o compromisso de transformar conhecimento em impacto, aproximando inovação e vida prática”, afirma.

Mezzalira explica que a edição adotou a temática sugerida globalmente pelo Google: “como criar soluções seguras, protegidas e escalonáveis com IA e nuvem”. Em Pato Branco, o desafio proposto aos participantes foi pensar ferramentas que ajudem estudantes a aprender melhor e mais rápido utilizando inteligência artificial. “A IA já é uma necessidade no dia a dia e uma ferramenta poderosa de transformação. Ela possibilita que soluções antes complexas e demoradas possam ser construídas em poucas horas. É uma revolução em curso”, completa o professor.

O evento favoreceu a troca de experiências entre estudantes, profissionais e empresas, estimulando o networking e o aprendizado interdisciplinar. Para Mezzalira, essa diversidade é um dos diferenciais do DevFest: “Prezamos pela participação de pessoas de várias áreas, não apenas da tecnologia. Isso cria um ambiente mais próximo da realidade e amplia a rede de contatos dos participantes”, salienta.

Nesta edição, a Afya Pato Branco esteve representada por estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também participaram estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco e egressos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento contou, ainda, com patrocínio do Google e da Fortics.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: j[email protected]

Ver álbum completo