Profissionais da área apresentaram e debateram a importância da integração entre pesquisa e tecnologia na prática médica
10/10/2025
Compartilhe
Aplicar práticas inovadoras visando melhorar a assistência ao paciente e a eficiência dos serviços na área da saúde. Assim foi a participação da Afya Centro Universitário de Pato Branco no TecSUL 2025, na noite desta quinta-feira, 09 de outubro, com a palestra “Inovação em Medicina: aprendizados de um empreendedor em Saúde", ministrada pelo médico e diretor de Pesquisa & Inovação da Afya, Eduardo Cardoso de Moura.
De acordo com o médico, a inovação é um instrumento fundamental para ampliar o acesso à saúde, reduzir desigualdades e melhorar a eficiência do sistema.
“Inovar não é luxo, é necessidade. Seja por meio de ferramentas digitais, novos modelos de cuidado ou soluções baseadas em dados, a inovação tem o potencial de transformar profundamente a forma como cuidamos das pessoas. Mas, para isso acontecer com responsabilidade, ela precisa ser construída por quem conhece a realidade da ponta - como os médicos e médicas que vivem o sistema todos os dias", acrescenta.
Ele ressaltou que não é preciso escolher entre ser médico e ser inovador. “É justamente o olhar clínico, o entendimento da necessidade do sistema de saúde e dia a dia de trabalho, e o contato direto com os desafios da assistência que nos colocam em uma posição privilegiada para inovar. Quando a gente começa a enxergar problemas como oportunidades de criar soluções - mesmo que pequenas no início - abrimos caminho para um novo tipo de atuação na saúde. E isso é algo que qualquer profissional ou estudante pode cultivar, desde já", pontua Eduardo.
O médico pontuou, ainda, a importância da conexão entre os profissionais e a inovação na área médica. “Ferramentas digitais, novos modelos de cuidado e soluções baseadas em dados têm o potencial de transformar a forma como cuidamos das pessoas. Os acadêmicos da Afya estão inseridos em um ecossistema que combina formação médica, pesquisa aplicada e tecnologia. Isso oportuniza liderar novas transformações", acrescenta.
Ele falou também sobre como é possível equilibrar a inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao paciente. “A inovação bem aplicada deve libertar o profissional do excesso de burocracia e dar mais tempo e clareza para o que realmente importa: o vínculo com o paciente. Quando um médico pode acessar a melhor conduta clínica em segundos, ele se sente mais seguro, e o paciente é beneficiado por um atendimento mais resolutivo e presente. O equilíbrio está em colocar a tecnologia a serviço da relação e nunca no lugar dela”, avalia.
Whitebook
Eduardo é co-criador do aplicativo Whitebook, solução digital mais completa e confiável para a prática médica no Brasil. Ao longo de sua palestra, ele comentou como surgiu a ideia do aplicativo, idealizado ainda nos corredores da faculdade de Medicina e que se tornou referência no País. “O Whitebook funciona como um verdadeiro segundo cérebro clínico: oferece segurança, agilidade e confiança no momento da tomada de decisão médica. É uma ferramenta essencial para o dia a dia do profissional de saúde, especialmente em ambientes de alta pressão como emergências e ambulatórios", comenta o médico.
Além dele, o professor explica que os profissionais podem contar com o Portal Afya, que se consolidou como o maior veículo de atualização médica do Brasil. “Lá os profissionais encontram estudos clínicos, evidências científicas, mas especialmente conteúdos sobre carreira médica, qualidade de vida, gestão, inovação e negócios em saúde. É um ecossistema completo de apoio à jornada do médico moderno, que precisa se manter atualizado e conectado com as transformações da prática médica", conclui.
Medicina, inovação e robótica
Na sequência, a Afya promoveu a mesa redonda com o tema “A Revolução da Robótica na Prática Médica e na Recuperação do Paciente”, que debateu a realidade das cirurgias com assistência robótica, incluindo a plataforma Rosa Robótica e o impacto da inovação na prática médica. O painel contou com a participação dos médicos ortopedistas Dr. Neri Machado Junior, Dr. Fabio Alan Cavali e o especialista em Desenvolvimento de Produção da Zimmer Biomet, Augusto Marques da Silva, profissionais referência em ortopedia, traumatologia e cirurgia robótica. O painel foi intermediado pelo professor Justino Fontenelle Craveiro Neto, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Afya Pato Branco.
De acordo com o Dr. Neri, a região Sudoeste do Paraná tem sido pioneira em cirurgias robóticas. “Aqui, em Pato Branco, nós já conseguimos realizar cirurgias tanto de joelho quanto de quadril com a tecnologia. É fantástico perceber a satisfação dos pacientes pela precisão que a robótica nos permite. A tecnologia tem trazido resultados excelentes para os pacientes, como uma recuperação muito rápida. Pacientes, por exemplo, que demoravam até cinco dias para obter alta, hoje conseguem ter alta no mesmo dia, caminhando com apoio, mas já com capacidade de deslocamento", conclui o médico.
Compromisso
A reitora da Afya Centro Universitário de Pato Branco, professora Ornella Bertuol, reforçou a importância da presença da instituição no TecSUL 2025 e o compromisso com a inovação e o avanço do conhecimento em saúde.
“Nossa presença no evento e a participação de profissionais da Afya debatendo temáticas como a inovação, empreendedorismo e saúde reforçam o nosso compromisso em sermos protagonistas na integração entre o ensino, pesquisa e tecnologia. Integrar o maior ecossistema de educação e soluções médicas do País, nos permite vivenciar experiências ricas e contribuir com a formação de novos profissionais e com o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos", pontua Ornella.
TecSUL 2025
Realizado de 06 a 10 de outubro, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, a 16ª edição do TecSUL - Criando Pontes com a Inovação, é um dos principais eventos de ciência, tecnologia e inovação do Sul do Brasil. O evento é promovido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), em co-realização com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI).
A programação conta com a participação de instituições como Afya Centro Universitário de Pato Branco, UTFPR – Campus Pato Branco, Unimater e Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI). São parceiros, ainda: Sebrae/PR, FIEP/PR, Senac, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sudovalley, Núcleo Regional de Educação, IDR-Paraná, SRI do Sudoeste, Rede de Habitats de Inovação do Paraná e a Universidad Nacional de Misiones (Argentina).
------------
Matéria: Assessoria de Imprensa Afya
Apoio: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]