A acadêmica do 10º período do curso de Direito da Afya Centro Universitário de Pato Branco, Bruna Muller, participou do 22º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado de 15 a 18 de julho de 2025, na Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento, Bruna apresentou sua pesquisa intitulada “A revitimização de mulheres vítimas de feminicídio: a violência indireta do Judiciário”, fruto do seu projeto vinculado ao Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
O estudo de Bruna foi orientado pela professora Dra. Eucléia Gonçalves dos Santos, e aborda a violência de gênero a partir de fatores históricos, sociais e estruturais que atravessam a vida e a construção social da mulher, com foco na atuação do Poder Judiciário frente ao crime de feminicídio. A pesquisa oferece uma análise crítica sobre a revitimização das mulheres, propondo uma reflexão sobre a necessidade de melhorias nas políticas públicas.
“Participar de eventos dessa natureza tem me proporcionado vivências transformadoras para o meu desenvolvimento acadêmico. A oportunidade de compartilhar minha pesquisa, receber feedbacks e trocar conhecimentos com outros pesquisadores e professores tem sido essencial para a minha formação crítica e para o aprimoramento da minha pesquisa”, afirmou Bruna.
O Congresso Brasileiro de Sociologia é um dos principais eventos acadêmicos da área de Ciências Sociais no Brasil, reunindo pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas para debater questões fundamentais sobre a sociedade brasileira e global. A participação de Bruna nesse congresso destaca o nível da pesquisa acadêmica realizada na Afya Pato Branco e a importância de sua contribuição para o campo da Sociologia e do Direito.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]