Equipe da Afya Pato Branco apresentou soluções para desafios reais da indústria e ficou entre as equipes vencedoras
26/8/2025
Compartilhe
Durante três dias de imersão, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, a Maratona de Ideação reuniu mais de 70 participantes em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, com o objetivo de desenvolver ideias de produtos ou serviços para atender a desafios reais da indústria. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae/PR, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Rede de Habitats do Sudoeste e Sul do Paraná, e instituições parceiras, seguindo a metodologia dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI).
Os desafios foram apresentados pelas indústrias Atlas Eletrodomésticos e Terris Tecnologia, incluindo problemas como aperfeiçoamento de sistemas de ordem de serviços, automatização do processo de ensaios de fogões, conferência automática de notas fiscais e limpeza de sensores eletrônicos para maior durabilidade e eficiência.
Cada solução foi avaliada por uma banca especializada, que elegeu os três melhores projetos. Em terceiro lugar ficou a equipe LanPeão, em segundo a equipe Alt+F4, da Afya Pato Branco, formada pelos alunos Diogo Yuri Grolli, Gustavo Defaveri Gilioli, Rafael Dolinski e Eduar Godoy, e em primeiro, a equipe Forty-Four.
O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, destacou a conquista dos estudantes: "O desempenho da equipe Alt+F4 é um reflexo do talento, criatividade e comprometimento dos nossos alunos. Participações como essa mostram que estamos formando profissionais capazes de transformar ideias em soluções práticas para o mercado, integrando teoria e prática de maneira efetiva", afirmou.
A programação integra o planejamento do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual a Afya Pato Branco faz parte, e utilizou a metodologia dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI). A premiação incluiu troféus, mentorias e a oportunidade de interação direta com as indústrias, visando o aprimoramento e a evolução dos protótipos apresentados, fortalecendo ainda mais a experiência prática dos estudantes.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]