Formação gratuita é voltada a professores e colaboradores administrativos. Inscrições podem ser realizadas até 1º de fevereiro e a participação é gratuita
4/12/2025
Compartilhe

A Afya Centro Universitário de Pato Branco lançou, nesta quarta-feira (03/12), o Curso de Libras para Colaboradores, uma iniciativa do Setor de Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e da Comissão de Inclusão e Acessibilidade (CIA). A formação, gratuita e destinada a professores e colaboradores técnico-administrativos, marca mais um passo institucional rumo a práticas cada vez mais inclusivas, humanas e alinhadas às necessidades da comunidade surda.
Com 25 vagas disponíveis, o curso contará com 30 horas de duração — sendo 20 presenciais e 10 de atividades remotas — entre fevereiro e abril de 2026. Os encontros ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras, das 18h15 às 19h15, iniciando em 10 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas até 1º de fevereiro, pelo link: https://forms.office.com/r/Gt4axTYKht. Os participantes receberão certificação de Curso Básico de Libras.
Segundo Kelly Cristina Zavadski, docente e membro da CIA, a iniciativa reafirma o papel institucional da Afya Pato Branco na promoção de ambientes inclusivos. “O Curso de Libras para Colaboradores é uma ação estratégica para fortalecer o compromisso da IES com a inclusão. Ao capacitar nossas equipes para a comunicação com a comunidade surda, avançamos na construção de um atendimento mais humano, acessível e alinhado aos nossos valores. A Libras amplia nossas possibilidades de diálogo, fortalece vínculos e garante que todos possam participar da vida acadêmica com dignidade e equidade”, destaca.
A coordenadora do Gesta, professora Jaqueline Bernardi Ferreira, destaca que o curso está alinhado às diretrizes do projeto Jeito de Atender e Encantar, que visa qualificar a experiência institucional de atendimento e acolhimento. “Nossa IES é formada por equipes diversas e intergeracionais. Ao ofertar esta formação, fortalecemos uma cultura de inclusão construída ao longo de 25 anos. Queremos um grupo cada vez mais coeso, capacitado e sensível para atender e se comunicar em Libras, ampliando a acessibilidade para toda a comunidade”, avalia.
Para a pró-reitora Acadêmica, professora Carla Ruedell, iniciativas como essa refletem o compromisso permanente da Afya com a educação inclusiva. “Atender e acolher respeitando as diversidades faz parte da nossa missão. A promoção da inclusão é um trabalho contínuo, e oferecer este curso é uma forma concreta de garantir que nossos valores se traduzam em prática”, salienta.
Responsável por ministrar a formação, a professora Luciana Bica, intérprete de Libras e docente dos cursos de Medicina e Psicologia, reforça a dimensão social e humanizadora da língua. “A Libras é uma língua plena, reconhecida pela Lei 10.436/2002, com gramática e variações próprias. Além de garantir o direito da pessoa surda à comunicação, ela nos ensina sobre acolhimento, respeito e humanização. Aprender Libras é abrir espaço para novas formas de ver, ouvir e compreender o outro”, completa.
Com o lançamento do curso, a Afya Pato Branco segue fortalecendo políticas de inclusão e ampliando oportunidades de formação continuada, reafirmando seu compromisso com uma educação que acolhe, transforma e integra.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]