Notícias
Naped

Dia do Educador é celebrado com acolhimento, arte e reconhecimento

Compartilhe

No dia 15 de outubro, a Afya Centro Universitário de Pato Branco promoveu uma programação especial em celebração ao Dia do Educador, em homenagem aos professores e técnicos administrativos. O momento foi conduzido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e pelo Núcleo de Experiência Discente (Ned), com atividades voltadas ao reconhecimento, acolhimento e valorização dos educadores.

Os participantes foram acolhidos em um ambiente leve, descontraído e sensorial, montado com cadeiras, tapetes, pufes, biombos e estações de massagem, além de lanches saudáveis. Um painel de recadinhos, uma estação de arteterapia e um televisor com fotos de momentos marcantes da rotina acadêmica reforçaram o clima de celebração e afeto, permitindo que os educadores compartilhassem lembranças e mensagens de gratidão.

Ao longo do dia, a programação incluiu sessões de relaxamento guiado, com pausas para respiração e autocuidado, além de uma apresentação teatral do grupo Átrio, que encerrou a noite com leveza e emoção.

Para a coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, o evento reafirmou o papel essencial dos educadores na missão institucional da Afya Pato Branco. “O Dia do Educador é, para nós, um dia especial de cuidado, carinho e reconhecimento por todo trabalho, responsabilidade e dedicação que são necessários ao ato de educar — e que acontecem aqui cotidianamente. Entre aulas, corredores, falas e sentidos, nossos alunos são formados e encaminhados pelos melhores educadores, com certeza”, avalia.
A coordenadora do Gesta, professora Ma. Jaqueline Bernardi Ferreira, destacou o impacto das ações na promoção do bem-estar e da motivação da comunidade acadêmica. “As ações desenvolvidas oportunizaram o reconhecimento do trabalho dos educadores, reforçando o sentimento de pertencimento e valorização institucional. De maneira integrada, essas iniciativas impactaram diretamente no bem-estar e na motivação da comunidade acadêmica, alinhando-se à proposta do Gesta de promover ambientes de trabalho e aprendizagem mais humanizados, colaborativos e saudáveis”, completa.

Mais do que uma homenagem, o Dia do Educador Afya Pato Branco foi um convite ao cuidado, à pausa e à reconexão — um momento para celebrar o compromisso diário de quem ensina e transforma vidas.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]

Ver álbum completo