Notícias
Direito

Curso de Direito da Afya Pato Branco avança no I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná

Compartilhe

O curso de Direito da Afya Centro Universitário de Pato Branco conquistou classificação para a etapa oral do I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná, uma das mais importantes simulações jurídicas do País. A competição mobilizou mais de 60 equipes de quatro regiões brasileiras, e apenas 16 instituições avançaram para a fase que antecede as etapas finais. Agora, os estudantes defenderão um caso fictício, diante de bancas compostas por juristas e especialistas da área de direitos humanos, nos dias 9 e 10 de dezembro, em Curitiba.

A equipe da Afya Pato Branco é formada pelos acadêmicos Gustavo da Silva Lopes (8º período), Karoline Klin (6º período), Laisa Backof Lavall (6º período) e Lucas Souza de David (4º período), sob a orientação da professora Ma. Julia Dambrós Marçal. A primeira fase, amplamente disputada, consistiu na elaboração de um memorial por equipe, com base no caso hipotético, redigidos pelos oradores do grupo.

Para a coordenadora do curso, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, a conquista reflete o alto nível de preparo, o comprometimento dos estudantes e a orientação dos docentes. “Conquistar a classificação para a fase oral do I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná, após uma etapa escrita altamente concorrida, é uma realização que reflete o preparo, a dedicação e o comprometimento da equipe da Afya Pato Branco”, frisa.

Para ela, em meio a tantas instituições de ensino, avançar nesse desafio evidencia a consistência do trabalho pedagógico que desenvolvemos, pautado na excelência acadêmica e na formação ética e crítica. “Como coordenadora do curso de Direito e membro do Tribunal de Ética da OAB/PR, vejo nessa conquista não apenas um resultado expressivo, mas uma confirmação do propósito que nos move: oportunizar aos nossos estudantes experiências significativas, que integrem teoria e prática, ampliem competências essenciais e fortaleçam o compromisso com os direitos humanos e com uma advocacia transformadora”, enaltece.

I Moot de Direitos Humanos

Inspirado nos tradicionais julgamentos simulados de tribunais internacionais, o Moot de Direitos Humanos desafia estudantes de Direito a assumirem o papel de defensores e representantes legais em uma simulação de julgamento, promovendo uma vivência prática e intensa dos desafios da advocacia em cortes internacionais. As semifinais e a final da competição acontecem em 10 de dezembro.

A Afya Pato Branco já fez história ao vencer um Moot da OAB/PR em 2023. Agora, avança na edição voltada aos diretos humanos, com ainda mais preparo e determinação, reafirmando o compromisso com um ensino jurídico de excelência, que une rigor técnico, prática jurídica e justiça social.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]

Ver álbum completo