Competição reuniu 62 instituições do País. Em 2023, o curso de Direito conquistou o 1º lugar, trajetória que reafirma a excelência da formação oportunizada na Afya Pato Branco
11/12/2025
Compartilhe

O curso de Direito da Afya Centro Universitário de Pato Branco conquistou o 2º lugar no I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná, uma das mais relevantes simulações jurídicas do Brasil. A etapa final da competição aconteceu na tarde desta quarta-feira (10/12), em Curitiba, em que a Afya Pato Branco foi finalista ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao todo, a competição reuniu 62 equipes participantes, provenientes de quatro regiões brasileiras.
A sustentação oral foi conduzida pelos acadêmicos Laisa Backof Lavall (6º período) e Lucas Souza de David (4º período), que se apresentaram diante de bancas simuladas, compostas por juristas e especialistas da área de direitos humanos. A equipe também foi composta por Karoline Klin (6º período) e Gustavo da Silva Lopes (8º período), e contou com orientação das professoras da professora Julia Dambrós Marçal, Aloma Natalia Silva e Angélica Socca Cesar Recuero.
Para a acadêmica Laisa Backof Lavall, a participação no Moot representou uma vivência decisiva em sua formação. “O Moot foi uma oportunidade única, pois nos tirou da sala de aula e contribuiu para o nosso desenvolvimento prático. Fomos desafiados na elaboração de teses, na oratória e na resposta às perguntas. Sem dúvidas, me sinto lisonjeada por ter vivido essa experiência como acadêmica”, destaca.
A coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, ressalta que o resultado reafirma a identidade formativa do curso. “Chegar à final de uma competição dedicada aos Direitos Humanos reforça o reconhecimento de que formamos estudantes preparados, comprometidos e sensíveis com a justiça social. Esse resultado valoriza o esforço da equipe e a dedicação dos professores, reafirmando a qualidade e a responsabilidade acadêmica que temos construído”, avalia.
Inspirado nos julgamentos simulados de tribunais internacionais, o Moot de Direitos Humanos desafiou estudantes a assumirem o papel de representantes legais em casos complexos, promovendo uma experiência prática intensa, que articulou teoria jurídica, argumentação oral e reflexão ética.
A Afya Pato Branco já havia feito história ao vencer um Moot da OAB Paraná em 2023 e, agora, ao alcançar o vice-campeonato na edição voltada aos direitos humanos, reafirma seu compromisso com um ensino jurídico de excelência, fundamentado no rigor técnico, na prática jurídica qualificada e na promoção da justiça social.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Assessoria de Imprensa da OAB Paraná
Contato: [email protected]