17/7/2019
Compartilhe
Na noite desta terça-feira (16/07), a programação da Semana de Capacitação Docente - I Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT) da Faculdade de Pato Branco (FADEP) contou com a conferência “Ser AFYA”, ministrada pelo Diretor Nacional de Ensino do Grupo Afya Educacional, professor Me. Luiz Claudio Pereira. Em seguida, a coordenadora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, apresentou as perspectivas da Pesquisa, da Extensão e da Inovação na FADEP.
Na ocasião, Luiz Claudio apresentou as perspectivas de ensino do Grupo Afya, numa apresentação conduzida pelo diálogo com os docentes presentes, que puderam interagir, compartilhar anseios, especialmente os planos de futuro, profissionais e pessoais, a partir da atuação no Grupo. A principal reflexão, instigada durante sua fala, foi o caminho que será seguido, pela FADEP, a partir das diretrizes nacionais da Afya, respeitando o espaço e as demandas regionais da Instituição de Ensino Superior (IES).
A partir dos valores institucionais da Afya, Luiz Claudio enalteceu que é necessário ter paixão pela profissão de professor, bem como vínculo com a Instituição – e este não pode ser apenas financeiro. “Hoje, a partir da forma como dou aula e da forma como meu currículo está preparado, quais experiências eu oportunizo aos meus alunos? São experiências extraordinárias, que o motivam a vir para a aula todos os dias?”, perguntou.
A resposta, veio em seguida: “a aula deve ser extraordinária para os alunos e também para os professores. Sabemos que nem todas as aulas são maravilhosas, mas, o mais importante, é saber o que fazer nesses momentos. Devemos buscar a qualidade dessas experiências, tanto para o aluno quanto para o professor”, pontuou.
Esse modelo de ensino, voltado às experiências, segundo o professor Luiz Claudio, visa oportunizar ao aluno experiências extraordinárias e, dessa forma, tem origem na andragogia – ciência que estuda práticas para orientar os adultos a aprender e que considera a experiência a fonte mais rica para a aprendizagem. Soma-se a isso a perspectiva da heutagogia, que pode suprir as lacunas deixadas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula o protagonismo dos alunos.
Luiz Claudio também falou sobre a realização de projetos integradores, voltados à inovação social, cultural e regional, bem como discorreu sobre os projetos de internacionalização que são desenvolvidos no Grupo Afya e que também já contemplam as diretrizes acadêmicas da FADEP. “Queremos fazer um programa com ações permanentes, oportunizando experiências para nossos alunos e professores, para que eles possam vivenciar o ensino em outros países, mas também queremos receber pessoas de outros lugares em nossas instituições”, disse.
O professor Luiz Claudio destacou, ainda, que é necessário evidenciar a importância do método de aprendizagem por competência, este que, por sua vez, deve ser ativo, inovador, bem como adaptado para o perfil e demandas de cada turma. “O processo de ensino-aprendizagem não deve ser conteudista mas, sim, voltado a estimular as competências e habilidades dos alunos. Pois, afinal, a cada aula, quais competências eu desejo instigar nos meus alunos?”, provocou.
FADEP é Afya
Na ocasião, a Diretora Acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, evidenciou a importância do momento de diálogo entre o professor Luiz Claudio e os docentes da FADEP. “Ao conhecermos e adotarmos as diretrizes do Grupo Afya para o Ensino Superior, nossa prática se qualifica e aprimora, pois fazemos parte de um grande grupo educacional, com foco na educação médica e que busca a excelência em todas as áreas”, destacou.
Ornella lembrou que a FADEP passou a integrar o Grupo NRE em setembro de 2018. Em 2019, o Grupo NRE uniu-se à Medcel, formando, assim, o Grupo Afya Educacional, que hoje possui 13 IES, em diversas regiões do país, configurando-se como o maior grupo de educação médica do Brasil.
“Hoje, vivemos um misto de sentimentos que nos dá tranquilidade e motivação, especialmente expectativa e confiança no futuro, pois ganhamos muito com a incorporação da FADEP ao Grupo Afya, condição que está refletindo no crescimento profissional e na qualidade da educação que ofertamos”, pontuou.
Programação
Nesta quarta-feira (17/07), além das capacitações para o curso de Medicina, que acontecem pela manhã e tarde, haverá uma capacitação sobre elaboração de questões no modelo Enade, às 17h. Em seguida, às 19h, os docentes participarão de um workshop sobre a construção de projetos integradores. Na quinta (18/07) e na sexta-feira (19/07), a programação contempla as agendas das coordenações e as reuniões dos colegiados. A Semana de Capacitação Docente da FADEP foi organizada pelo NAPED e pelo GEPMAT. A programação completa pode ser conferida em: https://www.fadep.br/semana-pedagogica.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.