Professor Murilo Henrique Garbin, do curso de Direito, integrou programação do Doutorado Interinstitucional (Dinter CAPES) UTFPR/UNaM, com aula e mediação de debates sobre epistemologia socioambiental
13/10/2025
Compartilhe
O professor Me. Murilo Garbin, docente do curso de Direito da Afya Centro Universitário de Pato Branco, participou como expositor na Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina, entre os dias 22 e 26 de setembro, por meio Doutorado Interinstitucional (Dinter CAPES), realizado em parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a UNaM.
Durante a imersão acadêmica, o professor atuou nas aulas da disciplina Epistemologia Socioambiental, ministrada pela professora Dra. Hieda Maria Pagliosa Corona, orientadora da sua pesquisa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Além de apoiar a condução das atividades, Murilo também mediou debates, coordenou seminários e ministrou uma aula teórica sobre a Teoria Ator-Rede (TAR), campo teórico que fundamenta sua tese.
“Os debates foram organizados em blocos. O primeiro abordou a Teoria Ator-Rede, meu principal campo de estudo; o segundo, as Ciências das práticas e dos múltiplos; e o terceiro, a Decolonialidade. Atuei como mediador em todos eles e, no primeiro, realizei uma exposição introdutória do campo teórico e epistemológico da TAR, apresentando as pesquisas que venho desenvolvendo desde o Mestrado”, explicou o professor Murilo.
A tese do professor investiga o uso de Inteligência Artificial generativa na prática científica, sob uma perspectiva jurídica e socioambiental, dialogando com temas contemporâneos e multidisciplinares que relacionam direito, tecnologia e sustentabilidade. Segundo ele, a vivência internacional representou uma oportunidade significativa de troca acadêmica e intercultural, ampliando sua formação como pesquisador e docente.
“A experiência foi riquíssima para o meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Conhecer as práticas e a realidade de outra comunidade acadêmica me permite trazer novas perspectivas para o ensino e a pesquisa na Afya Pato Branco. A troca com outros pesquisadores e pesquisadoras fortalece a produção de conhecimento e estimula a colaboração mútua”, destacou.
Para a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, a atuação do professor reforça o compromisso institucional com a qualificação do corpo docente e com a inserção internacional da Afya Pato Branco. “A participação de Murilo em um programa de cooperação acadêmica internacional é motivo de orgulho para o nosso curso. Essa experiência amplia o olhar dos nossos professores e, consequentemente, enriquece a formação dos nossos alunos, que se beneficiam de práticas pedagógicas e científicas cada vez mais inovadoras e interdisciplinares”, afirmou.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]