Programação realizada na Biblioteca da Afya Pato Branco destacou o poder da literatura feminina como espaço de acolhimento, memória e resistência, integrando a programação do 9º JoArte
22/10/2025
Compartilhe

Na última segunda-feira (20/10), a Biblioteca da Afya Centro Universitário de Pato Branco recebeu o Egéria Clube de Leitura para um encontro especial e presencial, dedicado à obra “Insubmissas lágrimas de mulheres”, da escritora Conceição Evaristo. O momento integrou, ainda, a programação do 9º JoArte, realizada de 19 a 25 de outubro e que celebra a vida e a obra de Joana Pagliosa Corona, artista plástica e escritora pato-branquense que faleceu em 2014.
A atividade reuniu participantes da comunidade acadêmica da Afya Pato Branco e da UTFPR – Campus Pato Branco, que conduzem o projeto em parceria, em um momento de escuta, troca e sensibilidade em torno das narrativas de mulheres. A professora Dra. Rosangela Marquezi, coordenadora do Egéria, destacou o significado desse encontro presencial:
“O encontro demonstrou o quanto nossas histórias também se encontram nas páginas escritas por Conceição Evaristo. Cada uma que ali esteve partilhou não apenas a história lida, mas também parte de sua própria vivência. Assim, chegamos ao acolhimento com toda a potência que só a literatura pode nos ofertar. Estar com mulheres que leem mulheres nos lembra o quão significativo é compartilhar narrativas, pois, nesse ato, há cumplicidade e esperança”, pontua Rosangela.
Segundo a professora, a parceria entre a Afya Pato Branco e a UTFPR na coordenação do Clube tem fortalecido a circulação da leitura como experiência coletiva, dentro e fora do ambiente acadêmico. “Essa parceria propicia que a leitura, quando vivida coletivamente, circule além dos muros acadêmicos, criando entreteceres de relações e saberes também com a comunidade externa”, pontua.
O Egéria Clube de Leitura é um projeto de extensão que valoriza a literatura feminina e reúne leitoras e leitores de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Desde sua criação, em 2021, o Clube já apresentou obras de autoras de mais de 30 países, promovendo o diálogo entre literatura, cultura e gênero.
Com o encerramento do calendário literário de 2025, o Egéria anuncia que os livros de 2026 já estão definidos e que, em dezembro, o grupo fará um encontro para discutir um clássico da literatura mundial: “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë. Para participar, basta se inscrever AQUI.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]