Com edital de seleção para 25 expositores, Feira Sarau destacou a economia criativa e aproximou comunidade e academia no EstuDays
17/9/2025
Compartilhe
Nos dias 09 e 10 de setembro, a Afya Centro Universitário de Pato Branco promoveu o EstuDays 2025 – Festival de Cultura, Arte, Economia Criativa e Carreira, que contou com mais de 60 atrações integrando aprendizado, cultura e desenvolvimento regional. Entre os destaques da programação esteve a Feira Sarau, um espaço dedicado à economia criativa e ao incentivo à produção autoral.
Para chegar aos expositores, a Afya Pato Branco lançou um edital de seleção que contemplou 25 artesãos e artistas locais, reforçando o compromisso institucional em dar visibilidade a iniciativas culturais e empreendedoras da região. A comunidade acadêmica pôde conhecer e adquirir uma ampla variedade de produtos, que foram desde livros autorais, ilustrações e papelaria artesanal, até joias em pedraria e macramê, moda infantil, artigos em crochê, saboaria artesanal, peças em impressão 3D, cuias para chimarrão e souvenirs turísticos de Pato Branco. A diversidade de criações mostrou a força e a riqueza da produção local, consolidando o espaço como vitrine da cultura e da criatividade regional.
A artesã Luciane Salete dos Santos, expositora pela terceira vez no EstuDays, destacou a relevância do espaço: “Este foi meu terceiro ano participando e, a cada edição, o evento se supera. A nova disposição dos estandes favoreceu a circulação do público e contribuiu bastante para as vendas, aumentando o fluxo de visitantes”, relatou.
Mais do que um espaço de exposição e comercialização, a Feira Sarau reforçou a integração entre academia e comunidade, valorizando a identidade cultural e estimulando o empreendedorismo criativo como parte do desenvolvimento regional.
O EstuDays 2025 reuniu cultura e formação profissional, promovendo mais de 60 atrações que integraram a Feira de Carreiras, a Feira de Profissões, a Feira do Livro, a Feira Sarau, Mostra Cultural, as oficinas do Núcleo de Experiência Discente (NED), o Festival de Food Trucks e a aula aberta do grupo de teatro Átrio.
O evento também recebeu mais de 2 mil estudantes do Ensino Médio, de 40 colégios de Pato Branco e região, consolidando-se como espaço que aproxima cultura, aprendizado e oportunidades de desenvolvimento profissional.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]