Alcione Cappelin investigou a conceitualização da função afim por estudantes de Licenciatura em Matemática, a partir de uma sequência didática fundamentada na Didática da Matemática
27/8/2025
Compartilhe
A professora Alcione Cappelin, docente da Afya Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Vinculada à linha de pesquisa em Educação Matemática, sua tese recebeu a orientação da professora Dra. Veridiana Rezende e coorientação do professor Dr. Saddo Ag Almouloud.
O estudo, intitulado “Conceitualização da Função Afim por Estudantes de Licenciatura em Matemática: Uma Análise a partir da Resolução de Situações Articuladas a Gráficos Cartesianos”, buscou compreender como a função afim, um dos conteúdos centrais do currículo de Matemática, pode ser melhor assimilada pelos futuros professores da área. Para isso, Alcione concebeu, implementou e avaliou uma sequência didática baseada na Engenharia Didática, explorando a articulação entre diferentes registros de representação – algébrico, gráfico, numérico e verbal.
“A função afim é um conceito-chave, mas ainda gera muitas dificuldades entre os estudantes. Minha pesquisa buscou caminhos para superar esses obstáculos, valorizando diferentes representações e estratégias, e analisando como ocorre a construção desse conhecimento a partir de referenciais teóricos como a Teoria dos Campos Conceituais e a Teoria Antropológica do Didático”, explica.
Um sonho realizado
Sua atuação é marcada pela pesquisa em Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Funções, Didática da Matemática, Formação de Professores de Matemática e Tecnologias Digitais. Nesse sentido, para Alcione, a conquista do doutorado representa muito mais do que a obtenção de um título acadêmico.
“Essa conquista representa a realização de um sonho construído com esforço, resiliência e amor. É o reconhecimento de uma trajetória de investigação comprometida com a melhoria do ensino e da aprendizagem e, ao mesmo tempo, a abertura de novos horizontes para minha atuação docente e científica. Cada desafio vivido nesse percurso valeu a pena”, ressalta.
Trajetória acadêmica e profissional
Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Alcione também possui especialização em Transtorno do Espectro Autista (Faculdade Pólis Civitas), mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ampla experiência docente em diferentes níveis de ensino. Atualmente, é professora nos cursos de Psicologia e Odontologia, nas áreas de Extensão e Estatística, além de coordenadora de Extensão da Afya Pato Branco.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]