Notícias
Medicina

Professora conclui Doutorado em Saúde Coletiva pela USP

Compartilhe

A professora Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, docente do curso de Medicina da Afya Centro Universitário de Pato Branco, concluiu o Doutorado em Saúde Coletiva no Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Vinculada à linha de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, sua tese foi orientada pela professora Dra. Rosana Machin, livre-docente em Saúde Coletiva.

Em sua tese, intitulada “A formação médica para o cuidado à saúde de populações vulneráveis: avaliando as bases orientadoras em cursos de Medicina no Brasil”, Raphaela analisou como diferentes instituições de Ensino Superior têm estruturado — ou negligenciado — conteúdos e práticas voltados à atenção de grupos vulnerabilizados.

A pesquisa examinou documentos institucionais, currículos, diretrizes oficiais e percepções de docentes e estudantes, buscando compreender em que medida a formação médica atual responde às necessidades de populações como pessoas em situação de rua, comunidades tradicionais, migrantes, pessoas com deficiência, grupos racializados, entre outras.

“Escolhi essa temática porque acredito profundamente na responsabilidade e na justiça social como pilares da formação médica. Meu objetivo foi compreender como podemos formar profissionais mais sensíveis às desigualdades e comprometidos com a redução das iniquidades em saúde”, destaca Raphaela.

Trajetória

A professora Raphaela possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde pesquisou temas como autonomia da mulher no trabalho de parto e a epidemia de Zika, analisando recomendações e condutas em um cenário de incertezas sanitárias. Ao longo de sua trajetória, manteve como fio condutor o estudo de processos sociais que impactam populações vulnerabilizadas, consolidando uma produção que articula saúde coletiva, antropologia da saúde, políticas públicas e educação médica.

Para Raphaela, doutorado representa a realização de um sonho e a consolidação de uma jornada de investigação profundamente vinculada às questões sociais do país. “Essa conquista é motivo de grande alegria e representa um compromisso renovado com uma formação médica crítica, ética e sensível às realidades que atravessam o SUS e a vida das pessoas”.

Na Afya Pato Branco, atua em disciplinas relacionadas a métodos científicos, epidemiologia, produção acadêmica e projetos de extensão, contribuindo de forma significativa para a formação humanizada dos estudantes. Ela também é coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição. Sua defesa de Doutorado ocorreu em 26 de novembro.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]

Ver álbum completo