Notícias
Embaixadores

Programa Embaixadores inicia 5ª turma com integração e formação de lideranças estudantis

Compartilhe

Nos dias 19 e 20 de setembro, a Afya Centro Universitário de Pato Branco deu início à formação da 5ª turma do Programa Embaixadores, iniciativa voltada ao desenvolvimento do protagonismo acadêmico, engajamento comunitário e liderança estudantil. O encontro marcou também a celebração da conclusão do ciclo da 4ª turma (2024/2025), em um momento de integração entre veteranos e novos participantes.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Experiência Discente (NED), professora Ma. Glaer Gianne Gewehr, o primeiro módulo foi marcado por inspiração e pertencimento. “A programação destacou-se pela integração entre os veteranos e os novos embaixadores. Tivemos um painel com lideranças inspiradoras, que compartilharam trajetórias de impacto e estimularam reflexões sobre propósito, engajamento e transformação. Além disso, a celebração da conclusão da 4ª turma e a apresentação dos novos integrantes geraram motivação e reconhecimento para ambos os grupos”, explicou.

A 5ª edição contará com uma formação de aproximadamente 32 horas, distribuídas ao longo de doze meses, organizada em módulos sobre liderança e protagonismo, comunicação e mediação, integração acadêmica e projeto de vida. Participam desta turma estudantes dos cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Além do Gesta e do NED, o Programa conta com apoio do Núcleo de Carreiras.

Para a coordenadora do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta), professora Ma. Jaqueline Bernardi Ferreira, o programa é um espaço de construção coletiva. “O Programa Embaixadores busca formar lideranças acadêmicas, oferecendo experiências formativas, visibilidade e oportunidades de participação em eventos e ações institucionais. O diferencial desta edição está na roda de conversa sobre três dimensões da liderança: acadêmica, social e empreendedora. Nosso objetivo é que cada embaixador se reconheça como protagonista de sua trajetória e como agente de transformação social”, afirmou.

Ao longo das cinco edições, mais de 100 alunos passaram pelo Programa Embaixadores, tornando-se multiplicadores de conhecimento e lideranças atuantes dentro e fora da universidade. Entre eles está Daniela Zaira Sanchez Rodríguez, acadêmica do 4º período de Ciências Contábeis, que conta ter vivido uma experiência transformadora no ciclo 2024/2025. “Através do Programa, estou desenvolvendo minha gestão, liderança, criatividade e crescimento profissional — competências que já contribuem e continuarão contribuindo muito para minha carreira como futura contadora”, destaca.

A participação no Programa oportuniza aos estudantes ampliarem sua participação nos projetos institucionais, fortalecendo a maturidade, o engajamento e a consciência de seu papel acadêmico e social.  “Participar do programa contribuirá muito para o meu espírito de liderança, aumentando minha confiança e me impulsionando a novos desafios. Como Embaixadora de Biomedicina, competências como confiança, empatia, ética e proatividade são pilares importantíssimos no meu desenvolvimento profissional e é isso que busco nessa experiência”, completa a acadêmica do 2º período de Biomedicina, Ana Julia Machado.

------------

Matéria : Agência Experimental deComunicação da Afya Pato Branco
Supervisão:
Profa. Jozieli Cardenal Suttili / JornalistaMTB 9268 – PR
Fotos:
Felipe Cesar Santos, Agência Experimental deComunicação da Afya Pato Branco
Contato:
[email protected]

Ver álbum completo