Em 2025, o Estrelar - Cursinho Voluntário e Solidário da Afya Pato Branco ampliou o alcance regional, reforçando a missão institucional na transformação de trajetórias educacionais
12/11/2025
Compartilhe

A Afya Centro Universitário de Pato Branco realizou, na terça-feira (11/11), o encerramento das atividades da segunda turma do Estrelar – Cursinho Voluntário e Solidário, iniciativa promovida para estudantes da Rede Pública de Ensino que se preparam para o Enem e demais vestibulares. Nesta edição, o projeto atendeu 80 jovens de Pato Branco e também de cidades da região, ampliando seu alcance e impacto social.
Ao longo de três meses, as aulas de Biologia, Física, Matemática, Química e Redação foram conduzidas de forma voluntária por acadêmicos de diferentes cursos da Afya Pato Branco, entre eles Medicina, Enfermagem, Psicologia e Publicidade e Propaganda. O trabalho articulado entre estudantes e docentes oportunizou uma formação cidadã, reforçando a importância do acesso à educação na transformação de vidas.
A coordenadora do Estrelar, professora Dra. Gisele Costa Duarte, destacou a relevância da iniciativa tanto para os participantes quanto para os monitores voluntários. “A dedicação e o comprometimento dos tutores foram fundamentais para criar um ambiente de aprendizado acolhedor e eficaz. Saber que contribuímos para o futuro desses estudantes é algo que não tem preço. Agradeço a todos os voluntários e parceiros que tornaram isso possível. Juntos, fazemos a diferença”, afirmou.
A acadêmica do 8º período de Medicina, Marcelli Tagliari Peres, atuou como tutora voluntária na disciplina de Matemática e reforça o quanto a experiência agregou à sua formação. “Foi uma vivência inspiradora, que me permitiu contribuir com futuros profissionais de diversas áreas. Aprendi muito com o grupo, especialmente na comunicação e na dedicação ao estudo. Ensinando, também amadurecemos”, conta.
A perspectiva dos estudantes da Rede Pública sintetiza a importância do projeto. Abimael Rodrigues Mariano, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Pato Branco, relata que as aulas fizeram diferença em sua preparação. “Foram boas aulas, com tutores muito qualificados. O cursinho ajudou a reforçar conteúdos essenciais para o Enem e, para mim, o mais impactante foram as aulas de redação, que inclusive me ajudaram em duas provas neste ano”, destaca.
O Estrelar é realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e conta com o apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) da Afya Pato Branco. Com duas edições realizadas, já impactou mais de 120 estudantes da região e envolveu cerca de 50 acadêmicos tutores.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]