Afya Pato Branco promove palestra e mesa-redonda, mostrando integração entre pesquisa e tecnologia na prática médica
3/10/2025
Compartilhe
A Afya Centro Universitário de Pato Branco integra o time de parceiros do TecSUL 2025, promovendo uma das palestras do evento, seguida de painel dialogado. A programação acontece nesta quinta-feira, 09 de outubro, e terá início às 19h30 com a palestra “Inovação em Medicina: aprendizados de um empreendedor em Saúde”, ministrada pelo médico e diretor de Pesquisa & Inovação da Afya, Eduardo Cardoso de Moura, co-criador do aplicativo Whitebook, solução digital mais completa e confiável para a prática médica no Brasil.
Durante a palestra, Eduardo contará a trajetória da PEBMED – criada para apoiar a jornada de médicos e outros profissionais de saúde em diferentes estágios de suas carreiras, por meio de uma vasta gama de soluções digitais. Sobre o Whitebook, Eduardo abordará desde a concepção da ideia, ainda nos corredores da faculdade de Medicina, até a consolidação do aplicativo como referência no País. Segundo ele, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de médicos terem acesso rápido a informações clínicas confiáveis.
“A ideia nasceu no último ano da faculdade, quando percebemos a dificuldade de acessar dados confiáveis. O Whitebook traduz a real necessidade do médico na hora de prescrever, e nossa trajetória mostra que é possível conciliar prática clínica e inovação tecnológica. Sua criação demonstra que todo profissional ou estudante pode enxergar oportunidades para criar soluções que impactem a saúde de forma real e prática”, explica Eduardo.
Ele também destacou o papel da inovação na transformação da prática médica no Brasil e a contribuição dos acadêmicos da Afya nesse processo. “A inovação em saúde não é luxo, é necessidade. Ferramentas digitais, novos modelos de cuidado e soluções baseadas em dados têm o potencial de transformar a forma como cuidamos das pessoas. Os acadêmicos da Afya estão inseridos em um ecossistema que combina formação médica, pesquisa aplicada e tecnologia. Isso os oportuniza liderar as novas transformações que teremos na saúde”, complementa.
Medicina, inovação e robótica
Na sequência, às 20h30, será realizado o painel dialogado “A Revolução da Robótica na Prática Médica e na Recuperação do Paciente”, que abordará a realidade das cirurgias com assistência robótica, incluindo a plataforma ROSA Robótica, e o impacto da inovação na prática médica. Participam do debate os especialistas Dr. Neri Machado Junior, Dr. Fabio Alan Cavali, Dr. Edir Soccol e Augusto Marques da Silva, profissionais com experiência em ortopedia, traumatologia e cirurgia robótica.
Para a professora Marielle Sandalovski Santos, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização da Afya Pato Branco, a participação da instituição reforça o papel da universidade na promoção de debates sobre tecnologia e inovação na Saúde. “Estarmos presentes no TecSUL 2025, promovendo palestras e debates com profissionais de destaque, confirma o nosso compromisso com a inovação e a formação conectada com os desafios da saúde contemporânea. Integrar o maior hub de soluções médicas do País nos permite proporcionar experiências únicas e fomentar as transformações do setor”, afirma Marielle.
TecSUL 2025
De 6 a 10 de outubro de 2025, Pato Branco recebe a 16ª edição do TecSUL – Criando Pontes com a Inovação, um dos principais eventos de ciência, tecnologia e inovação do Sul do Brasil. O evento é promovido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), em co-realização com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI).
A programação contará com a participação de instituições como Afya Centro Universitário de Pato Branco, UTFPR – Campus Pato Branco, Unimater e Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI). São parceiros, ainda: Sebrae/PR, FIEP/PR, Senac, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sudovalley, Núcleo Regional de Educação, IDR-Paraná, SRI do Sudoeste, Rede de Habitats de Inovação do Paraná e a Universidad Nacional de Misiones (Argentina).
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]