Programação destacou integração, aprendizagem intergeracional e políticas públicas para a população idosa no Sudoeste do Paraná
13/11/2025
Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (13/11), a Afya Centro Universitário de Pato Branco sediou o Encontro das Universidades Abertas da Terceira Idade (UNATIs) do Sudoeste do Paraná, reunindo lideranças, autoridades e representantes de seis programas da região. O evento marcou um importante momento de integração, troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
A programação contou com compartilhamento de práticas extensionistas, debates sobre envelhecimento ativo e atividades de socialização, reafirmando o papel das UNATIs na promoção da educação ao longo da vida. A UNATI da Afya Pato Branco é um dos programas extensionistas mais longevos da Instituição: são 24 anos de atuação, desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal, promovendo bem-estar, autonomia e desenvolvimento contínuo para a população idosa.
Para a reitora da Afya Pato Branco, professora Ornella Bertuol, acolher o encontro regional reafirma o compromisso institucional com a qualidade de vida das pessoas idosas e com o respeito às trajetórias que construíram a sociedade atual.
“As novas gerações precisam compreender que o cuidado e o respeito às pessoas idosas são compromissos éticos, sociais e humanos. Estamos falando de quem nos trouxe até aqui — e de quem continuará envelhecendo em um país cuja população 60+ cresce rapidamente. Trabalhar pela qualidade de vida dos idosos é, ao mesmo tempo, honrar o passado e preparar o futuro. Na Afya Pato Branco, assumimos essa responsabilidade diariamente, e a UNATI, com seus 24 anos de história, é um forte testemunho dessa missão”, enfatiza Ornella.
Para a Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Marielle Sandalovski Santos, reunir as UNATIs do Sudoeste do Paraná também demonstra a expansão e o fortalecimento desse movimento na região:
“Temos observado que as UNATIs têm avançado no Sudoeste do Paraná. Municípios e Instituições de Ensino têm abraçado esse importante projeto dirigido à população idosa. Pelo avanço do índice de envelhecimento, pela contribuição histórica dos cidadãos 60+ para o desenvolvimento regional e pelo potencial de sua sabedoria seguir impactando a comunidade, fortalecer ações como essa é essencial. Realizar um encontro de UNATIs é reconhecer o protagonismo da pessoa idosa em nossa sociedade”, destaca Marielle.
Ela também ressaltou o papel de referência da UNATI de Pato Branco. “Nossa UNATI é fruto de uma parceria longeva e exitosa com o município. Duas vezes por semana, os participantes exercitam corpo e mente por meio de atividades físicas, oficinas e intervenções que promovem ativação cognitiva e desenvolvimento de conhecimentos. Muitos desses projetos são concretizados por nossos jovens estudantes — um belo exemplo de aprendizagem intergeracional”, salienta.
O encontro reforçou o compromisso das UNATIs com a promoção de uma velhice ativa, participativa e integrada à comunidade. Ao reunir diferentes grupos da região, o momento evidenciou a potência do trabalho colaborativo entre Instituições de Ensino Superior, prefeituras e redes de apoio à pessoa idosa.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Camila Bastos Penteado e Felipe Cesar Santos, Agência Experimental de Comunicação da Afya Pato Branco
Contato: [email protected]